Clément Blanchet Architecture divulgou sua proposta para o concurso internacional de Ampliação da Estação de Nice, que também recebeu propostas de Marc Mimram, Jean Duthilleul, e do vencedor Daniel Libeskind. A proposta integra edifícios no centro da cidade de Nice - que é cercada por ferrovias, um anel viário, e a cidade - incluindo um novo complexo público de uso misto, comércios e escritórios, e um hotel boutique.
Os arquitetos observaram o terreno original como isolado e sem um forte centro público. Portanto, a equipe de projeto propôs um projeto simples para negociar entre questões de infraestrutura e metropolitanas. Primeiro, o novo complexo de uso misto se estenderá da estação existente, organizando esses programas junto com uma passarela unificada. O espaço de comércio do andar térreo conecta o prédio ao seu terreno, enquanto as áreas de uso misto são formadas por uma fachada tridimensional ondulante que conecta o projeto à parte norte da cidade. Em geral, a visão exterior do complexo tem o objetivo de interagir com os moradores e viajantes, reforçando as relações entre interior, exterior e o terreno.
O projeto proposto inclui novos pontos de entrada que recebem visitantes no seu interior. A ambição principal do projeto é cultivar uma rica história arquitetônica local no centro da cidade de Nice. O projeto também se destina a refletir e promover a vida pública, fomentando a interação social livre.
Notícia via Clement Blanchet Architecture